Jay Galbraith destaca três elementos do poder como os principais
Renomado economista norte americano, Jay Galbraith é considerado o precursor dos estudos sobre estruturas organizacionais. Atualmente desenvolve pesquisas para o Centro de Organizações Eficazes da Universidade do Sul da Califórnia. Ele garante a existência de três instrumentos básicos em qualquer organização: o condigno, o compensatório e o condicionado.
Imposição sobre preferências pessoais dos funcionários
Segundo Galbraith, o poder condigno se destaca pela capacidade de impor ao indivíduo ou a um grupo uma alternativa desagradável e penosa o suficiente para fazê-lo desistir de suas preferências pessoais, usando-se até mesmo punições físicas para tal finalidade (desconforto, dores e até torturas). É um instrumento relacionado à personalidade como fonte de poder.
A conquista em vez da obtenção
Quando o assunto é o poder numa empresa ou organização, "conquistar" não é o mesmo que "obter". "Conquistar" é conseguir o poder através da opressão ou através de interesses escusos; "obter" é alcançar ou conseguir o poder através do merecimento. O poder compensatório se dá pela conquista através de submissão em troca de favorecimentos como aumentos salariais, promoções e outras recompensas nem sempre legais. Tanto neste caso como no poder condigno, o funcionário está consciente de sua submissão. O poder compensatório é um instrumento cuja fonte de poder é a propriedade.
Mudança de convicções através da persuasão
O poder condicionado é exercido pela mudança de uma convicção. Estão inseridos nele a persuasão, a educação e o compromisso social com o que quer que nos pareça certo. É altamente subjetivo e se manifesta através da família, da escola, dos meios de comunicação, etc. um dos fatos mais interessantes em relação ao poder condicionado é que nem sempre os que o exercem ou os que a ele se submetem percebem sua presença.
Isto acontece porque o condicionamento pode ser implícito ou explícito. É implícito quando determinado pela própria cultura à qual pertencemos e explícito ao ser efetuado, por exemplo, pela mídia - principalmente através de publicidade.
A seguir: "O poder da burocracia nas organizações"
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