segunda-feira, 12 de julho de 2010

Os principais instrumentos de poder

Jay Galbraith destaca três elementos do poder como os principais

Renomado economista norte americano, Jay Galbraith  é considerado o precursor dos estudos sobre estruturas organizacionais. Atualmente desenvolve pesquisas para o Centro de Organizações Eficazes da Universidade do Sul da Califórnia. Ele garante a existência de três instrumentos básicos em qualquer organização: o condigno, o compensatório e o condicionado. 

Imposição sobre preferências pessoais dos funcionários

Segundo Galbraith, o poder condigno se destaca pela capacidade de impor ao indivíduo ou a um grupo uma alternativa desagradável e penosa o suficiente para fazê-lo desistir de suas preferências pessoais, usando-se até mesmo punições físicas para tal finalidade (desconforto, dores e até torturas). É um instrumento relacionado à personalidade como fonte de poder. 

A conquista em vez da obtenção

Quando o assunto é o poder numa empresa ou organização, "conquistar" não é o mesmo que "obter".  "Conquistar" é conseguir o poder através da opressão  ou através de interesses escusos; "obter" é alcançar ou conseguir o poder através do merecimento. O poder compensatório se dá pela conquista através de submissão em troca de favorecimentos como aumentos salariais, promoções e outras recompensas nem sempre legais. Tanto neste caso como no poder condigno, o funcionário está consciente de sua submissão. O poder compensatório é um instrumento cuja fonte de poder é a propriedade. 

Mudança de convicções através da persuasão

O poder condicionado é exercido pela mudança de uma convicção. Estão inseridos nele a persuasão, a educação e o compromisso social com o que quer que nos pareça certo. É altamente subjetivo e se manifesta através da família, da escola, dos meios de comunicação, etc. um dos fatos mais interessantes em relação ao poder condicionado é que nem sempre os que o exercem ou os que a ele se submetem percebem sua presença. 
Isto acontece porque o condicionamento pode ser implícito ou explícito. É implícito quando determinado pela própria cultura à qual pertencemos e explícito ao ser efetuado, por exemplo, pela mídia - principalmente através de publicidade.

A seguir: "O poder da burocracia nas organizações"



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