sexta-feira, 16 de abril de 2010

As necessidades impostas pelo dinamismo do mundo

Dizer que tanto as empresas como cada pessoa precisam manter uma constante adaptação com relação às novidades que ocorrem no mundo é dizer algo óbvio. Porém esse óbvio precisa ser lembrado para lembrarmos que tanto a empresa ou organização como um todo quanto cada um de seus funcionários, seja qual for sua atividade ou seu ramo de atuação, nunca estará imune às frequentes mudanças no mundo em seu contexto mais amplo. 
As mudanças provocadas pelo incessante e veloz avanço da globalização, pelas frequentes crises econômicas regionais, nacionais e mundiais e por diversos outros fatores econômicos, sociais e políticos trazem para as empresas e para os profissionais, e até mesmo para os desempregados, a necessidade cada vez maior de configurar uma rede crescente de relacionamentos que facilitem o cooperativismo. Desta forma, a internet tem se tornado uma grande colaboradora aos disponibilizar aos seus usuários os chamados sites de relacionamento, muitos deles gratuitos, como o Sonico, o Facebook e outros. Usados com responsabilidade, esses sites são de grande utilidade para todos, pois facilitam os relacionamentos e o cooperativismo. Mesmo quando há relacionamentos que geram conflitos, é possível se obter um bom aproveitamento verificando quais são e onde estão os pontos de vista conflitantes e traçar planos que possam gerar entendimentos positivos para todas as partes envolvidas. 
O mundo tem um dinamismo incessante e cada dia mais acelerado. E o dinamismo da empresa, sejam quais forem o seu porte (micro, pequeno, médio ou grande), e de cada um de seus funcionários precisa acompanhar o dinamismo mundial no mesmo ritmo. Para isto, é necessário que as empresas e as pessoas mudem constantemente as formas de organização do trabalho e de aprendizagem. Isto quer dizer que não se deve acreditar no velho ditado que diz que "não se deve mexer em time que está ganhando". Isto também quer dizer que, em vez de citarmos velhos ditados, é preciso que se faça uma revisão dos mesmos, que eram úteis quando foram criados mas nem sempre condizem com a realidade do mundo atual. As organizações, os funcionários e as pessoas em geral que não se adaptarem às novas realidades não terão condições de lidar com a complexidade de um mercado de atuação e de um mercado de trabalho cada vez mais exigentes, pois há um crescente emaranhado de incertezas geradas pelas mudanças. Exemplos disso, existem muitos, mas citarei apenas dois que marcam profundamente essas evidências: a drástica queda na Bolsa de Valores de Nova York em 1929 e os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington - dois eventos que ainda geram reflexos em vários locais no mundo. 

Necessidade de inovações e parcerias, 
mas sempre considerando a ética acima de tudo

Uma necessidade sempre gera outra. Uma pessoa precisa sobreviver. Para sobreviver, precisa trabalhar. Para trabalhar, precisa ter uma profissão ou um emprego. Para obter um emprego, precisa que uma empresa ou organização lhe ofereça uma vaga. Para oferecer ao interessado essa vaga, a empresa precisa se expandir, e assim por diante. A empresa precisa se manter em atividade, e isto faz com que ela necessite de constantes avanços. Para que esses avanços aconteçam, tanto as empresas quanto as pessoas precisam adotar inovações constantemente. Somente as inovações são capazes de fazer com que uma empresa ou um profissional, seja qual for sua área de atividades, se destaque entre seus concorrentes. Para isto, tanto as empresas como as pessoas necessitam ter um comportamento profunda e absolutamente ético. 
Atualmente - tal como em qualquer outra época - não há conquistas sem ética. Comportamentos antiéticos podem até gerar lucro, mas este será passageiro e logo se transformará num imenso prejuízo para quem os pratica (empresas e profissionais). Quem adota princípios éticos amplia sua capacidade de ser escolhido por clientes, obtém maior valorização de seus talentos e maior credibilidade de investidores. Aprende a lidar com a subjetividade dos clientes e ganha maior colaboração de consumidores no processo produtivo. O comportamento ético gera comprometimento em toda a cadeia de valores e os profissionais que o adotam comprovam sua sensibilidade às necessidades de mudança do ambiente - ou seja, comprovam sua inteligência. O profissional que adota comportamentos antiéticos comprova exatamente o contrário. 
Nenhuma empresa ou pessoa consegue realizar seus objetivos profissionais atuando sempre individualmente. A adoção de princípios éticos facilita amplamente a realização de parcerias, as quais são extremamente necessárias para todos. Numa cadeia de valores, a empresa ou organização recebe insumos de fornecedores de recursos e os transforma em resultados que são canalizados para os compradores. Estes, por sua vez, acrescentam valor em cada ponto do processo. No entanto isto só poderá acontecer se o comprador perceber não somente a qualidade do produto ou do serviço adquirido, mas principalmente a existência da ética em todo o processo. 

A seguir: "A importância do compartilhamento administrativo"  

3 comentários:

  1. muito obrigado ajudou muito flw ate mais!!!!!
    Imperatriz Maranhão.

    ResponderExcluir
  2. Sou eu que lhe agradeço por saber que este artigo foi útil para você e por você prestigiar este blog. Conheça também o site "Espaço do Empreendedor" (http://sites.google.com/sites/espreendedor/).
    Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo a url do "Espaço do Empreendedor": https://sites.google.com/site/espreendedor/

    ResponderExcluir

Obrigado por prestigiar este site!