No vídeo, a reportagem da TV Gazeta (Rede Globo - Vitória, ES) comprova que existem consumidores que fazem questão de conhecer as especificações do produto, mas nem sempre a ética relativa a isto é respeitada pela empresa fabricante. A reportagem mostra que a informação sobre o produto existe na embalagem, mas as "letras pequenas" dificultam a leitura. Isto é antiético.
Até mesmo na embalagem do produto é preciso obedecer
a princípios e valores éticos.
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A embalagem deve proteger o produto a partir do momento em que ele acaba de ser produzido. Essa proteção deve ser mantida no local da produção, no local de revenda (loja) e, em alguns casos (por exemplo, se o produto for um medicamento, um alimento, um produto de limpeza ou de higiene pessoal - escova dental, etc.) no local de consumo (residência ou local de trabalho do consumidor).
Entretanto, a proteção ao produto é apenas um dos muitos objetivos da embalagem. Ela também tem a função de expor o produto aos consumidores despertando seu interesse em adquiri-lo. Por isto, é recomendável que seja exibido na embalagem um desenho ou uma fotografia do produto ou uma fotografia de uma pessoa utilizando-o, como forma de mostrar ao consumidor, através da imagem, para que o produto serve e por que ele necessita desse produto.
Nas lojas de auto-serviço (supermercados, hipermercados, mercearias, lojas de departamentos, etc.), a embalagem assume a função de ajudar o consumidor a escolher o produto que comprará. Isto significa que é através dela que o consumidor identifica o produto e sua marca. Portanto, a embalagem tem que conter informações importantes sobre o produto e a marca, sobre ações promocionais ("leve três, pague dois", sorteios, etc.) e ajudar o consumidor informando sobre as características do produto: para que serve, como funciona, etc. Geralmente essas informações vem num manual, mas este vem dentro da embalagem e só poderá ser usado pelo consumidor depois que o produto for comprado; por isto, é necessário que estejam resumidas também na embalagem.
Em resumo, as embalagens ajudam o próprio fabricante a divulgar entre os consumidores informações de seu próprio interesse e, ao mesmo tempo, ajuda o consumidor a entender os objetivos do produto.
A importância da ética na embalagem
Tudo isto comprova a necessidade da observância de valores e princípios éticos também na confecção das embalagens. Infelizmente, porém, muitas empresas ainda entregam as decisões sobre embalagens aos departamentos de compras ou a funcionários de organogramas, os quais nem sempre estão familiarizados com questões éticas e mercadológicas. Por isto, essas pessoas nem sempre têm noção de como deve ser o design de uma embalagem, e muitos são os que nem mesmo sabem o que é um design. Consequentemente, não podem mensurar a importância da embalagem como elo de ligação entre o fabricante e o consumidor. Tais empresas precisam adotar urgentemente uma abordagem sistemática da importância desse instrumento de comunicação que lhe permita verificar se ele está recebendo o tratamento adequado.
Farei aqui uma sugestão. Embora não seja obrigatório, talvez seja interessante que a embalagem contenha uma orientação ao consumidor para que ela não seja jogada fora, e que, se possível, a mantenha sempre guardada. Isto porque ela expressa os atributos do produto e do fabricante, facilitando ao consumidor a condição de formar conceitos e atribuir valores ao produto e à empresa que o fabricou. Isto é fundamental para promover a imagem da empresa e a expressão mais tangível do produto.
A embalagem como fator econômico importante para a sociedade
Uma boa embalagem beneficia o fabricante porque agrega valores e melhora a competitividade dos produtos. Com o avanço da globalização econômica mundial, produtos brasileiros hoje chegam as mercados estrangeiros com a mesma facilidade com que produtos de outros países chegam ao mercado brasileiro. Portanto, a embalagem se torna extremamente importante para que o produto se torne em condições de competir com seus concorrentes no Brasil e no exterior (*).
Devido aos preços a serem pagos pela empresa fabricante pela impressão e confecção da embalagem produzida por ela mesma ou pela embalagem comprada de um fornecedor especializado, esse item influencia muito na formação de custo do produto e, portanto, no preço a ser pago pelo consumidor. Isto faz com que a embalagem seja um fator econômico muito importante para sociedades como a brasileira, que atualmente é, acima de tudo, uma sociedade industrial.
Por ser responsável pela proteção e manutenção do produto, cabe também à embalagem permitir condições ideais para que o mesmo seja transportado a longas distâncias e amplamente distribuído. Assim, ela assume a função de contribuir para o desenvolvimento econômico e material da sociedade. É, pois, como lembra o doutor em administração pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Torres Urban, "um importante instrumento de avaliação do desenvolvimento econômico e social alcançado no país".
(*) Atualmente, a pequena, média ou grande empresa que estiver prestes a iniciar suas atividades, mas cujo plano, mesmo que seja pelo menos a princípio, atender apenas a consumidores locais, já inicia correndo riscos de para suas atividades dentro de pouco tempo. Como se costuma dizer popularmente, é preciso começar com "pensamento grande".
No próximo artigo: "A linha de produtos"
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