terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O "Design"


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O vídeo mostra o que é o design, os diferentes tipos de design e seus objetivos.


O design revela a identidade do produto relacionando-a à identidade da marca, a qual, por sua vez, é a identidade da empresa fabricante. Por exemplo, os designs de carros Volkswagen mostram modelos que são exclusivos da Volkswagen. O mesmo acontece com sapatos, eletrodomésticos, motocicletas, instrumentos musicais, etc. Um violinista reconhece com facilidade um violino Stradivarius entre outros violinos por causa da harmonia existente no design que destaca a relação do produto com o consumidor. Isto melhora as condições de uso e facilita situações de compra (e, portanto, de venda), de instalação, de operação e de manutenção. 

As diferenças entre "design" e "desenho"

Muitas pessoas interpretam a palavra "design" como "desenho" em inglês. É uma interpretação errônea. Em marketing, embora o design inclua a arte gráfica, não é a mesma coisa que "desenho" - mesmo porque "desenho", em inglês, é "drawing". "Design" é  um verbo  "designar" em inglês. Ou seja: o design tem a função de revelar as funções do produto. 
Portanto, o desenhista ilustra essas funções graficamente revelando as justificativas para seu nome, seu modelo, etc., mas não é o único profissional que atua no design. Esse setor também emprega profissionais que indicam ao desenhista a aparência que o produto deve ter para torná-lo mais atraente aos olhos do consumidor, mas indicam também as funções, a qualidade, o estilo e a técnica.
Na arquitetura, o design inclui o desenho arquitetônico, mas também profissionais - arquitetos, engenheiros - que orientam o desenhista focalizando as funções do espaço para que ele tenha e nos dê uma idéia mais exata possível das dimensões da obra. Já o desenho industrial - não o "design" industrial - considera a capacidade de fabricação do produto. 

A harmonia do produto

No exemplo do violino, usei a palavra "harmonia" por esta ser frequentemente relacionada à música, para que o leitor a memorize por meio de uma associação mais fácil. Porém, o exemplo é válido para qualquer tipo de produto. 
No design, a harmonia é muito importante para diferenciar um produto em relação a seus correntes e atender aos gostos dos consumidores mais exigentes. Quando dizemos que há harmonia num design, estamos dizendo que não há excessos, que as partes estão proporcionalmente adequadas, os materiais combinam e o desempenho é apropriado.


No próximo artigo: "A embalagem do produto"

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