terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A pedagogia nas empresas

No vídeo, estagiárias de pedagogia empresarial falam de suas experiências numa reportagem da TV Feevale.

______________



Pensando na profissão que escolherão, alguns jovens dizem que farão um curso de pedagogia imaginando que no futuro atuarão como professores. Não são poucos os pais que dizem a seus filhos que é uma profissão sem importância - como se existisse uma profissão sem importância. Este é um quadro que comprova que, apesar de muitos avanços já conquistados, os verdadeiros objetivos da pedagogia ainda são pouco conhecidos por um grande número de pessoas. Poucos sabem que o pedagogo pode exercer funções de grande importância para a garantia de conquistas de projetos em empresas públicas e privadas relacionadas com qualquer setor comercial ou de prestação de serviços.
Mesmo em alguns dicionários a definição de "pedagogia" vem simplesmente como "uma atividade relacionada à educação e ao ensino". Na verdade, é muito mais do que isto. Seus principais objetivos são estudar, identificar e aplicar princípios que que estimulem as potencialidades das pessoas. 

Funções do pedagogo empresarial

O pedagogo empresarial se forma através de um curso de especialização ou de mestrado.  Seus principais objetivos são estudar, identificar e aplicar certos princípios visando programas de ações para formar, aperfeiçoar e estimular todas as potencialidades das personalidades dos funcionários da empresa. Isto significa que cabe ao pedagogo empresarial estabelecer atividades de estímulo ao desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários. Desta forma, juntamente com a psicologia (ver artigo anterior), a pedagogia também se torna uma excelente parceira para garantir o sucesso de um programa de ética empresarial.
Podemos dizer que este é um sistema composto por quatro elementos: a ética, a psicologia, a pedagogia e a própria empresa ou organização. Esses quatro elementos se unem na tentativa de mudar o comportamento das pessoas para garantir a realização de ideais e objetivos definidos. É a esse processo de mudança de comportamento dos funcionários que costumamos chamar de "aprendizagem" ou "capacitação". Nesse processo, a participação do pedagogo é indispensável, pois cabe a ele conhecer soluções para problemas de produtividade dos funcionários, conhecer bem os objetivos particulares da empresa e contribuir para que os mesmos sejam alcançados, conduzir dirigentes e demais funcionários aos objetivos humanos e empresariais previamente definidos e promover excursões, treinamentos, festas, palestras, etc., que contribuam para o desenvolvimento integral das pessoas influenciando-as positivamente para melhorar a produtividade. 
Também cabe ao pedagogo empresarial aconselhar - preferencialmente por escrito - às chefias sobre condutas mais eficazes para com seus subordinados e vice-versa. Além disso, é ele quem deve conduzir o relacionamento humano na empresa através de ações que formem e mantenham um ambiente agradável para todos os envolvidos e estimulem a produtividade. O processo de treinamento e desenvolvimento de capacitação de pessoas pode ser  criado através de uma universidade corporativa, que será o tema do próximo artigo.
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!