No vídeo, entrevista com o consultor de empresas Sérgio Dal Sasso.
Ele não fala sobre universiades corporativas, mas o que ele explica sobre motivação pessoal, profissional e empresarial tem muito a ver com as finalidades dessas instituições.
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As empresas estão diante de uma nova realidade que, ao que tudo indica, representa o fim dos departamentos de treinamento: as "Universidades Corporativas". São instituições de ensino de níveis técnico e superior com graduação e pós graduação vinculadas a empresas privadas e públicas. As universidades corporativas oferecem cursos técnicos específicos para funcionários. Esses cursos são customizados de acordo com as políticas e estratégias da empresa, reduzindo custos de treinamento e formando mão de obra de forma mais rápida.
A universidade corporativa não existe apenas para substituir os tradicionais departamentos de treinamento para gerar economia para a empresa. O processo de aprendizagem é programado de forma compatível com os interesses, objetivos e estratégias da empresa que promove a formação dos funcionários. A maioria dos cursos é oferecida através da internet (cursos "online"). É o campo de atuação da pedagogia empresarial (ver o artigo anterior a este). No Brasil, as universidades corporativas mais conhecidas são a Unibb (Universidade do Banco do Brasil) e as universidades da Petrobras e da Caixa Econômica Federal. Em termos internacionais, as da Shell Oil Corporation e da rede de hotéis Accor são consideradas as principais referências.
A universidade corporativa facilita os trabalhos da administração
A universidade corporativa atua como elemento centralizador de soluções de aprendizagem para cada grupo de funcionários que ocupam determinados cargos e atuam em funções específicas. A redução de cursos em comparação com os dos tradicionais sistemas de treinamento ocorre devido à escala de contratação e à definição de padrões comuns para a atuação de consultores externos.
O processo de globalização econômica mundial traz novos desafios aos administradores das empresas, e muitos deles estão relacionados às funções de treinamento e desenvolvimento dos funcionários. Isto obriga os administradores a assumir a responsabilidade de promover o aprendizado, a educação e o aprimoramento dos funcionários continuamente, tanto para atrair, promover e reter talentos como para gerenciar da melhor forma possível o capital intelectual.
O capital inicial é a junção de todos os tipos de informação transformados em conhecimento que se agrega aos conhecimentos que a pessoa já possui. Portanto, cabe à universidade corporativa promover uma forma de elevar a qualidade de aprendizagem em relação à que se verificava através dos processos tradicionais de treinamento. Isto é muito importante para viabilizar o desenvolvimento estratégico da empresa.
O fim dos departamentos de treinamento
Tudo indica que dentro de poucos anos os departamentos de treinamento serão coisas do passado. Aos poucos eles estão tendo mudanças radicais para se adequarem às novas necessidades, mas seu fim está próximo. Os velhos processos de treinamento estão sendo gradativamente substituídos por gestões de conhecimento, de capital intelectual. A mensuração ainda é o principal ativo das empresas, mas levando em consideração, cada vez mais, a importância da implementação de programas de ética.
Nos artigos anteriores, foi abordada a importância da psicologia e da pedagogia empresariais como parceiras da ética para a realização de um programa ético. Neste, evidencia-se a importância da universidade corporativa, da qual resulta a psicologia empresarial. No próximo artigo, será abordado de forma mais detalhada o capital intelectual.
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