quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A importância do capital intelectual.




"Capital" significa "valor", "recurso". Mas o capital financeiro será ineficiente se não for dada a devida importância ao capital intelectual.
________________
"Capital intelectual" é toda informação transformada em conhecimento que se agrega a outros conhecimentos já acumulados por uma pessoa. Por exemplo: 
Se você trabalha numa empresa usando um computador para redigir textos, fazer planilhas, gráficos, etc., você não precisa ser um técnico em computação para isto. Porém, se você fizer um curso de técnica computacional, adquirirá informações técnicas que se tornarão conhecimentos agregados aos que você já tem para usar o computador. Os conhecimentos que você adquiriu através do curso e os que você possuía antes, somados, são agora seu novo capital intelectual pessoal. Caso o mesmo tenha ocorrido com outros funcionários que trabalham com você, todos os conhecimentos somados são o capital intelectual do grupo. 
Existe também o capital intelectual do autodidata, mas este traz mais problemas do que benefícios. O autodidata é uma pessoa que que aprende coisas sem a necessidade de um instrutor. Adquire conhecimentos por meio de uma metodologia particular de assimilação de informações sem a realização de  cursos formais. O problema é que a aprendizagem sem a devida mediação sempre traz consequências graves causadas por erros de interpretação. 

Capital financeiro e capital intelectual

Na área de contabilidade, as tentativas de mensuração dos capitais intelectuais das empresas tem gerado o que se chama de "contabilidade estratégica". Esta, por sua vez, constitui um sistema de mensuração de caráter informativo aplicável à gestão de estratégias para obter as metas da empresa. O principal objetivo da contabilidade estratégica é contribuir para tomadas de decisões ágeis e seguras que facilitem o alcance dessas metas. Portanto, todo conhecimento dos colaboradores da empresa que possa ser potencializado, modificar um negócio ou alterar um plano deve ser identificado e registrado para ser utilizado em benefício da organização num momento oportuno.
A contabilidade conta com uma grande fonte de conhecimentos que, agregados aos que os funcionários da empresa já possuem, geram valores aos produtos e serviços, é isto é um importante diferencial para as empresas que investem em capital humano. Por isto, a relação entre a contabilidade e o capital intelectual pode gerar amplos benefícios para todos os envolvidos nos planos para obter os objetivos das empresas.
"Capital" é uma palavra que lembra valores, recursos importantes para. O capital financeiro é importante como recurso inicial para a formação, a constituição e a manutenção da empresa, mas não traz resultados positivos se não for dada a devida importância ao capital intelectual, que é o conjunto de informações e conhecimentos existentes dentro da organização. Esses conhecimentos agregam valores aos produtos e aos serviços através da inteligência humana, não apenas do capital monetário. 
No próximo artigo, o tema será "O Produto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!