quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O que é um "produto"




Este artigo é uma sequência do anterior.
Este vídeo produzido pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) mostra exemplos de atuação de marketing em agricultura e de produtos agrícolas que podem ser considerados tanto industriais como de consumo.

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"Marketing" é uma palavra do idioma inglês que pode ser usada para significar "mercadologia", o profissional de mercadologia, o departamento ou o estudo relacionado à mercadologia. O significado que se queira dar à palavra dependerá do sentido da frase ou do texto em que ela estiver incluída. 
"Produto", de acordo com os dicionários da língua portuguesa, pode ser o que é produzido pela natureza; o resultado de uma atividade humana; uma receita (quantia em dinheiro recebida, apurada ou arrecadada); o conjunto dos rendimentos de um governo, uma pessoa, uma família, uma empresa ou outra organização de qualquer tipo; a consequência de uma ação; o resultado de um trabalho individual ou em grupo; o valor total da produção de bens e serviços dentro de um período; etc.
Em marketing, o produto é algo concreto (físico) ou abstrato destinado a satisfazer necessidades e/ou desejos de  consumidores (pessoas, famílias, etc.). Cursos, meios de transporte, campanhas institucionais ("Pare de fumar!", "Se beber, não dirija...", etc.), cidades, são exemplos de produtos abstratos. Carros, roupas, brinquedos, utensílios de cozinha, televisores, aparelhos de rádio, são produtos concretos ou físicos.
Desta forma, os "veículos de transporte" (automóvel, avião, trem, barco, navio, caminhão, motocicleta, etc.) são produtos concretos, mas os "meios de transporte" (rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo, fluvial) são abstratos. Essa mesma distinção acontece entre o telefone, que é um produto concreto, e o serviço de telefonia, que é abstrato. A cidade, o Estado e o país são produtos abstratos cujos consumidores são seus habitantes, que pagam preços (impostos) para receber benefícios desses produtos (educação, tratamento de saúde, limpeza pública, serviços de esgoto, tratamento e distribuição de água, energia elétrica, etc.). 
Estas coisas estão explicadas de forma tão detalhada porque os artigos contidos neste site também podem ser lidos por estudantes que buscam fontes de pesquisa para trabalhos escolares e pessoas que gostem do assunto ou queiram entendê-lo da melhor forma possível, mesmo por motivos não profissionais. Os detalhes são para tornar claro que o produto é o resultado da combinação de vários atributos (dimensões físicas, material, funções, objetivos, desempenho, marca, preço, embalagem, etc.) que geram benefícios e custos ao consumidor.
O conjunto desses benefícios e custos ao consumidor é chamado "valor percebido". É a diferença entre a avaliação dos benefícios que o consumidor recebe e o valor pago pela aquisição (compra) do produto. Para obter essa diferença, são subtraídos os custos envolvidos e percebidos na aquisição. O resultado final é um valor pessoal, subjetivo, dependente da percepçõ do cliente em potencial. 

Produtos tangíveis, intangíveis, industriais e de consumo

Além de concretos e abstratos, os produtos são classificados como tangíveis, intangíveis, industriais e de consumo. São exemplos de produtos tangíveis carros, roupas, casas, apartamentos, medicamentos, alimentos, produtos concretos utilizados por todas as pessoas (pontes, viadutos, túneis, etc.). Como intangíveis, podem ser citados eventos religiosos, shows, festivais, festas populares, etc. 
Os produtos industriais são geralmente chamados de "matéria prima". São adquiridos por indústrias ou fábricas, empresas de prestação de serviços ou governos. Como exemplos, há o minério de ferro, o aço, o algodão, componentes materiais e semi-processados ("chips" de computador, chapas de aço, etc.), bens de capital, suprimentos (alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, etc.), materiais de escritório, serviços - tratamento de saúde, consultoria (empresarial, tributária, jurídica, etc.) - e outros. 
Os produtos de consumo são aqueles comprados por consumidores finais (pessoas, famílias, etc). Estes, constam alguns que fazem parte da lista dos industriais, como os de limpeza, alimentos e medicamentos. 
Em resumo, o conceito de "produto" se refere a bens e serviços.

No próximo artigo, será abordado como se justifica a intervenção do governo na economia.  

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