quinta-feira, 4 de março de 2010

O que é o "factoring"?

"Factoring" é uma palavra inglesa que significa relacionada à atividade de uma instituição financeira especializada em compra de créditos de empresas sobre clientes e cobranças assumindo o risc o de falta de cumprimento pelos devedores. É também um mecanismo que fomenta a venda de créditos da empresa fornecedora de matéria prima e de componentes, gerados por vendas a prazo a uma empresa fabricante. Permite o recebimeno imediato de créditos e aumenta a capacidade de negociação nas compras à vista de matéria prima sem risco de descapitalização da empresa fornecedora. Ao mesmo tempo, permite que o empresário-cliente tenha mais tempo e recursos para produzir e vender. 
O factoring não é uma atividade financeira. A empresa que o realiza não pode captar recursos de terceiros nem atuar como mediadora para emprestar esses recursos, estas são atividades exclusivas das instituições financeiras. O factoring não desconta títulos e não faz financiamentos. É uma atividade extritamente comercial, pois se limita a con jugar a compra de direito de créditos com a prestação de serviços, dependendo apenas de seus próprios recursos para isto. 
Em resumo: a finalidade principal do factoring é o fomento comercial. Suas finalidades báscias são fomentar, assessorar e ajudar os pequenos e médios empresários a solucionar os problemas rotineiros. 

Parceria com empresa fornecedora de factoring

Como vantagem, as empresas fornecedoras de bens e serviços que fazem parceria com fornecedoras de factoring recebem à vista o valor de suas vendas feitas a prazo, o que melhora o fluxo de caixa para movimentar seus negócios. Outras vantagens recebidas são a assessoria administrativa, a cobrança de títulos ou direito de créditos, mais agilidade e rpidez nas decisões e intermiediação entre a empresa e seu fornecedor. 
Além disso, o factoring oferece uma análise de risco e assessoria na concessão de créditos a clientes, aumentando amplamente a possibilidade da compra de matéria prima à vista, gerando vantagens e competitividade. 

Modalidades e público específico

Existem basicamente cinco modalidades de factoring: o convencional, o "maturity", o "trustee", o factoring exportação e o factoring matéria prima. No mercado brasileiro, o factoring convencional é o mais utilizado. É a compra dos direitos de crédito das empresas fomentadas, efetuada através de um contrato de fomento mercantil. Na modalidade "maturity", o factoring administra as contas a receber da empresa fomentada e elimina preocupações com cobranças.
Além de atuar na cobrança e na compra de títulos, o factoring "trustee" presta serviços de assessorias adminsitrativa e financeira às empresas fomentadas. Na modalidade exportação, a exportação de produtos e servios é intermediada por duas empresas de factoring, sendo uma situada no país em que se situa a empresa exportadora e a outra operante no país onde está a empresa importadora. As duas prestadoras de factoring atuam como parceiras para garantir a opreacionalidade e o sucesso do negócio.
O factoring matéria prima é um intermediário entre a empresa fomentada e seu fornecedor de matéria prima. O factoring compra à vista o direito futuro do fornecedor. A empresa que recebe a m,atéria prima paga à empresa fornecedora de factoring com o faturamento gerado pela transformação da matéria prima.
O factoring tem um público específico. É destinado exclusivamente a pessoas jurídicas. No entanto, prioriza as pequenas e médias empresas. Não são factorings as operações em que os contratantes sejam pessoas físicas; os empréstimos com garantias de linhas de telefone, veículos, cheques, etc.; empréstimos via cartões de crédito; financiamentos a consumos; operações exclusivas de instituições financeiras e as formalizações de contrato que não visem fomento mercantil. 

No próximo artigo: "O cenário cultural - uma visão crítica do texto 'Um e Outro', de Lima Barreto."

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