No artigo anterior, foi destacada a importância do autoconhecimento como forma de buscar a motivação. Existem muitas maneiras de nos conhecermos, mas em qualquer dos casos é preciso o individuo inicialmente estabelecer dois princípios ao mesmo tempo: a vontade para esta finalidade e reconhecer que conhece pouco a si mesmo. Toda pessoa se posiciona como sua própria referência para avaliar as outras e obter conclusões mas, como se conhece pouco, isto se torna difícil.
A busca do autoconhecimento traz lucros para o funcionário e para a empresa
O autoconhecimento é subjetivo. É diferente do conhecimento que se obtém através de aulas, leituras e outros programas formais. Não pode ser ensinado, é adquirido pela própria pessoa através de sua capacidade de sentir e vivenciar. É descoberto, mas somente a própria pessoa pode descobri-lo, e a série de descobertas se prolonga por toda a vida.
Buscar o autoconhecimento é buscar o autodesenvolvimento. Isto permite que a pessoa entenda suas próprias motivações e as de outras pessoas. Assim, o indivíduo terá amplas condições para contribuir para a obtenção das metas da empresa para a qual trabalha.
O autoconhecimento do funcionário é a descoberta de sua própria motivação. Se ele se conhecer suficientemente, terá condições para avaliar se o que o trabalho representa para ele se compatibiliza com sua motivação e se esta se compatibiliza com as motivações das outras pessoas que participam da mesma equipe. Isto gerará lucro para o funcionário e para a empresa, pois ele não somente encontrará sua motivação para realizar seu trabalho como também encontrará estímulos que manterão seu desenvolvimento.
Essa soma envolvendo o lucro pessoal e o lucro empresarial provém de um conjunto de expectativas. O funcionário espera que a empresa lhe proporcione recompensas que atendam às suas necessidades pessoais. Por sua vez, a empresa empresa espera que o funcionário direcione todas as suas energias para obter as metas que ela necessita alcançar. Esse "toma lá, dá cá" ajuda a estimular a motivação de cada funcionário e de todos ao mesmo tempo.
A técnicas não bastam
Existem muitas técnicas utilizadas para essa finalidade, mas todas são muito limitadas. Uma das mais aplicadas é a da tentativa de memorização dos nomes das pessoas. Ajuda, mas não é suficiente. A motivação está no interior de cada um de nós, mas pode ser provocada e influenciada por outras pessoas através de estímulos.
Entretanto esses estímulos não acontecem apenas através da aplicação de técnicas. É preciso que o gestor promova a auto-estima do funcionário elogiando-o, incentivando-o, fazendo-o sentir que é merecedor de sua confiança. Isto faz com que as pessoas se sintam orgulhosas do que elas mesmas fazem.
A seguir: "O poder nas empresas e outras organizações"
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