Na antiga Grécia, Sócrates, o mestre de Platão, já aconselhava: "Conhece-te a ti mesmo". Naquela época os sábios como Sócrates já sabiam que o autoconhecimento leva à motivação e por isto é o caminho mais curto para o autodesenvolvimento. Com base nisto, estudos realizados no Brasil e em outros países tem comprovado que as empresas ou organizações são lugares muito propícios para o sofrimento e até mesmo o desespero de funcionários que não se sentem motivados. A falta de motivação leva à falta de interesse pelo trabalho. O resultado de seus desempenhos é medíocre, não porque não são competentes, mas porque não se sentem motivados. Quando uma pessoa se sente motivada para o que quer que seja, o objetivo do trabalho assume formas que a fazem visualizar um significado especial para ele.
Se você não concordar com o que é afirmado no parágrafo acima, isto provavelmente significa que você se sente motivado para o seu trabalho. Se você não concordar, é bem provável que sinta que seu trabalho não tem a menor importância. Essa importância é o que motiva o funcionário a crescer profissionalmente. É claro que isto contribui muito para o desenvolvimento da empresa, pois faz com que os interesses pessoais e as competências profissionais do funcionário se compatibilizem com os interesses e as competências empresariais.
Entendem-se por competências profissionais as habilidades do profissional que lhe permitem aplicar efetivamente seus conhecimentos funcionais e técnicos ao cotidiano de suas atribuições. As competências empresariais, neste caso, são na verdade capacidades pessoais que fazem com que o profissional contribua para o sucesso da empresa quanto ao alcance de seus objetivos.
Os diferentes significados do trabalho
A busca do significado do trabalho é um processo sempre difícil, mas também sempre necessário e compensador. Por ser um processo individual, faz com que a interpretação do significado do trabalho também o seja. Por exemplo, algumas pessoas visualizam vantagens econômicas, outras veem nele o enriquecimento da experiência profissional. São benefícios segundo as opiniões e necessidades de cada um, mas são benefícios nos quais eles encontram significados.
Há também casos em que os funcionários se sentem amados, competentes, reconhecidos. Isto ocorre quando eles sentem ou percebem que estão participando de tomadas de decisões, da realização de tarefas importantes. Neste caso eles encontram significados individuais e coletivos.
O norte americano William Harman é presidente do Instituto de Ciências de Noetic, no Estado da Califórnia (Estados Unidos). Trata-se de uma instituição de ensino que visa expandir o conhecimento da natureza e dos potenciais da mente aplicando-o ao avanço da qualidade da saúde e do bem estar da humanidade e do mundo. O também norte americano John Hormann é um especialista em administração conhecido por seus estudos relacionando o bom funcionamento das empresas à satisfação e à valorização de seus funcionários. Ambos afirmam que entre os fatores que levam à interpretação pessoal do significado do trabalho destacam-se a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal, a oportunidade de participar nas atividades da sociedade e a promoção da sensação de contribuir, de pertencer, de ser apreciado e de produzir serviços e bens úteis para a sociedade. Podemos resumir esses fatores como se fossem um: a promoção da auto estima.
A seguir: "O melhor caminho para a motivação"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este site!