domingo, 12 de janeiro de 2014

Blog Corporativo - se sua empresa não tem, precisa ter.

Algumas coisas são opcionais, 
outras são necessárias. Entre as coisas necessárias para uma empresa obter sucesso, estão os blogs corporativos.

Um "blog corporativo" é simplesmente um blog utilizado cotidianamente dentro de uma empresa. Como todo blog, é uma ferramenta fácil de criar e atualizar mesmo com pouco ou nenhum conhecimento de informática, e tem propriedades e atributos ideais para a realização e o sucesso de qualquer negócio. Nas empresas, o blog facilita tanto a comunicação interna como a externa, de maneira simples, sem complicações, de forma interativa e instantânea. 
É exatamente essa facilidade que faz com que o blog corporativo seja um instrumento obrigatório para uma empresa ser bem sucedida. A estrutura de um blog facilita tanto a produção dos textos como a leitura dos mesmos, e abre espaços para envios de comentários dos leitores sobre cada texto, o que permite que a empresa conheça os desejos e as necessidades de seus clientes e o que eles esperam dela. Isto facilita ganhos reais em tempo, facilita a comunicação entre os funcionários e entre as equipes e otimiza processos operacionais de qualquer tipo de organização. 
Os blogs podem ser utilizados nas empresas de várias maneiras, mas podemos destacar duas: uma delas é a criação e uso do blog no cotidiano dos negócios; a outra é monitoramento do uso dos blogs já existentes na "Blogosfera" (a comunidade na internet que envolve todos os blogs) em busca de informações relevantes sobre o mercado e suas tendências. 

- Por que é importante monitorar a blogosfera?

O blog pode ser criado dentro de uma empresa visando o público externo (consumidores, parceiros, mercado, etc.) e o público interno (funcionários e colaboradores). As finalidades podem ser várias. Para o público externo, relações públicas, campanhas publicitárias, comunicação de marketing, etc. Para o público interno, comunicação entre equipes, projetos, notícias de interesse interno, etc.
É possível e muito importante que o líder da empresa monitore a blogosfera. Ela inclui blogs de todo o mundo, e através de muitos deles, seus titulares exprimem sentimentos, opiniões, ideias, percepções, alegrias, tristezas, esperanças, desapontamentos, etc. E são pessoas de diversas nacionalidades, religiões, raças, etc. Através desse monitoramento, os pequenos, médios e grandes empresários tomam conhecimento do que seus clientes, concorrentes e parceiros estão falando, das tendências do mercado, e muito mais. Isto facilita ao empreendedor a aprendizagem de novos conceitos e a captação de ideias que podem ser importantes para sua empresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!