segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Endomarketing e o Marketing Interno

Foto: Arquivo Google
É preciso ter o cuidado
de não confundir
"endomarketing"
com
"marketing interno".




Mesmo em treinamentos nas empresas, vem-se cometendo o erro de se referir ao endomarketing como se fosse o mesmo que "marketing interno". Embora os dois nomes realmente sugiram essa mesma definição, na prática são duas coisas diferentes. O endomarketing é uma busca de adaptação normalmente utilizado para abordagens ao mercado para sua aplicabilidade ao ambiente interno das empresas. O objetivo é fazer com que os funcionários da empresa que produz ou comercializa um produto acreditem na qualidade desse produto e, por meio disto, a mesma credibilidade cresça entre a clientela. Desta forma, o endomarketing se torna um meio de fortalecer a relação entre o cliente, o produto e os funcionários. 
O marketing interno inclui treinamento e/ou qualificação de funcionários da empresa para melhorar o serviço para a clientela. Os funcionários, como pessoas dentro da empresa, são investimentos estratégicos fundamentais. São os principais patrimônios de qualquer organização. São elas que são capazes de produzir, criar, elaborar, recriar processos de desenvolvimento de atividades que permitem a garantia do sucesso do serviço prestado ou do produto oferecido no mercado ao consumidor. Nesse sentido, a gestão de recursos humanos não mais se concentra apenas no interior da organização e assume responsabilidades quanto aos efeitos externos. Aí, entra em ação o endomarketing.
O endomarketing inclui métodos adequados para contratar, treinar e motivar funcionários aumentando sua credibilidade na qualidade do produto ou do serviço prestado ao consumidor, ampliando suas condições de atender cada vez melhor aos consumidores. Isto quer dizer que na prática o endomarketing é diferente do marketing interno, mas as duas coisas podem ser associadas. Quando isto acontece, a motivação dos funcionários através do treinamento corporativo tem mais condições de se ampliar. Isto ocorre porque enquanto o endomarketing encoraja a interação entre os funcionários, o produto, a clientela e a empresa, o marketing interno desenvolve nos funcionários um fortalecimento na credibilidade em suas próprias capacidades ao serem informados sobre a situação e o sucesso do desempenho da organização. 

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