"Logística" é uma área de gestão que visa prover uma empresa ou organização com recursos, equipamentos e implementos para melhorar a execução de todas as suas atividades. Fazem parte da logística o planejamento, a implementação e o controle de fluxo de caixa e armazenamento de matérias primas, materiais semi acabados e produtos acabados (ou "produtos finais") ou serviços prestados. Por extensão, também integram todas as informações relativas a esses itens, desde o planejamento para a produção até a chegada do produto final ou do serviço prestado ao consumidor.
Quando o assunto é marketing, mesmo muitos profissionais desse setor assumem que encontram dificuldades para estabelecer diferenças entre o marketing e a logística. "Marketing" e "logística" não são a mesma coisa, mas se não houver um bom trabalho logístico no preparo de um plano de marketing, este não será bem sucedido. Assim, a definição de "logística" no início deste texto pode ser resumida dizendo-se que sua função principal é fazer com que o cliente valorize não apenas o produto adquirido ou o serviço recebido, mas também a empresa fabricante do produto ou prestadora do serviço.
Uma história de guerra e paz
"Logística" é a tradução em português da palavra francesa "logistique", que por sua vez é proveniente da palavra grega "logos". A prática, já com este nome, se originou nas táticas militares de guerra, especialmente as ocorridas na Europa durante a Idade Média. Referia-se ao planejamento e realização de projetos e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte e manutenção de materiais com finalidades operacionais e administrativas.
Longe das guerras, a logística assume características menos militares e mais voltadas à satisfação da clientela com menor custo possível para as empresas. Como a palavra grega "logos" significa "estudo", torna-se evidente que a parte principal da logística é o planejamento - no caso do marketing, o planejamento para promover produtos, serviços, marcas e empresas ou organizações.
No próximo artigo: "A empresa familiar e sua competitividade no mercado"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este site!