quarta-feira, 2 de julho de 2014

Veja aqui o que você pode e NÃO pode fazer durante a Copa 2014.


É preciso estar muito atento
quanto ao uso 
dessas palavras 
principalmente
nas redes sociais online.




No Brasil, empresas, profissionais e pessoas em geral estão tendo  que ter muito cuidado com o uso de palavras e expressões na internet, especialmente em blogs e redes sociais. Como vem sendo divulgado através da mídia, em função da Copa Mundial de Futebol que está sendo realizada no país, o Programa de Proteção às Marcas (PPM) da Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa) detém direitos sobre palavras e imagens registradas legalmente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que não podem ser exploradas comercialmente por pessoas em empresas que não são patrocinadores oficiais da copa.
As proibições estão relacionadas somente ao uso desses itens com intenções comerciais. Entretanto, mesmo que esta não seja a intenção, muitas formas como as pessoas utilizam as palavras ou as imagens ou escrevem seus textos podem ser interpretadas como mensagens com finalidades comerciais. Por isto, é necessário o cuidado mais extremo possível, pois segundo o site 
Administradores.com, a desobediência às regras pode resultar em punições que variam desde multas até um ano de detenção.
Segundo o 
Inovahouse, o PPM tem como objetivo esclarecer a todas as pessoas quais são os elementos derivados da Copa quem não podem ser utilizados comercialmente por não patrocinadores do evento. O site informa que o documento disponibiliza sobre o uso das marcas, as atividades de marketing proibidas, áreas de restrições comerciais e falsificação de produtos relacionados ao evento. Por isto a melhor forma de evitar problemas é observar atentamente o que diz o PPM.

O que pode:



  • As empresas de qualquer porte e de qualquer atividade localizadas nas áreas podem funcionar normalmente.
  • Pode-se utilizar estratégias de marketing relacionadas ao futebol, mas não especificamente relacionadas à copa. 
  • O marketing pode usar de toda criatividade para lucrar com o evento sem infringir leis. 
O que NÃO pode:
  • Usar as marcas da Fifa e da copa sem prévia autorização;
  • Distribuir ingressos para os jogos da copa sem ser patrocinador;
  • Produzir ou vender produtos com as marcas da Fifa sem prévia autorização;
  • Realizar ações promocionais associadas à copa sem ser patrocinador.
Cuidados especiais nas redes sociais:

Todo cuidado será extremamente necessário. Isto não se refere somente a ações e campanhas promocionais, mas também simples postagens (fotos, vídeos e textos) em que haja termos e imagens relacionadas à copa. Para que não haja qualquer dúvida a esse respeito e em relação a todas as regras, é importante que você leia total e atentamente as Diretrizes Públicas.

Observação importantíssima:

Estas regras não permanecerão somente durante a copa. Elas prevalecerão até 31 de dezembro de 2014.

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