segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A psicologia como ferramenta importante para implementar programas de ética empresarial.

A psicologia estuda a mente e os processos mentais no que se refere ao relacionamento do ser humano com outros seres humanos e com o ambiente em que vive. Desta forma, a psicologia empresarial desponta como uma ferramenta muito importante para o sucesso do programa de ética e, consequentemente, do melhor desempenho possível da empresa. 
O psicólogo do trabalho - ou "psicólogo empresarial" - pode atuar identificando o profissional mais adequado para a empresa visando assegurar o melhor resultado no menor espaço de tempo possível. Ele pode analisar o perfil de um candidato a uma vaga na empresa, relacioná-lo às atribuições de suas funções, observar as atitudes e os aspectos estruturais dos candidatos e dos já funcionários e colaborar no remanejamento de pessoal adequando suas potencialidades aos seus respectivos cargos e auxiliar em tomadas de decisões.

Eficiência nas relações entre funcionários e a empresa

Assim, a união entre a psicologia e a ética empresariais pode ser uma excelente ideia para garantir a sobrevivência das organizações já a partir deste início do século XXI. Como a ética visa tornar mais eficientes as relações humanas nos meios sociais em geral, a psicologia social, agregada ao conjunto de valores e princípios éticos, pode conduzir cada funcionário e ao mesmo tempo o maior grupo possível de funcionários à autoconfiança necessária para a tomada de decisões importantes, principalmente no que se refere às suas relações com a empresa. 
Para facilitar essas relações, podem ser criadas normas formais de cunho moral que visem um comportamento que gradativamente poderá se tornar uma pratica comum para prever, racionalizar e evitar conflitos éticos. Assim, os valores e princípios éticos poderão ser facilmente aprendidos e compartilhados pelos funcionários para formar uma base estruturalmente adequada às ações e decisões organizacionais que tiverem que ser tomadas. 
Os valores guiarão a definição de prioridades com mais eficácia, já que os funcionários certamente se sentirão mais incentivados, e portanto seguros, na busca dos objetivos da empresa. Por isto, apesar de serem de caráter permanente, devem ser periodicamente revisados para se adequarem de uma forma cada vez melhor à definição de novas políticas e diretrizes que surgem ou se renovam de acordo com as exigências do avanço do tempo. 

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