sexta-feira, 16 de julho de 2010

As regras formais e informais

O funcionário que chegar 
ao local de trabalho
sempre atrasado
só poderá ser punido
se a determinação 
quanto ao horário
estiver estabelecida por escrito
e devidamente arquivada.

Um dos entraves mais problemáticos da burocracia é a coexistência de regras conflitantes. Em qualquer empresa ou organização, sempre existem regras formais e informais. Isto gera problemas sérios. Na maioria dos casos, as regras informais são "editadas" pela perniciosa "rádio Corredor" - as fofocas e o "disse-me-disse" que sempre ocorrem nos corredores. Por isto vale a pena registrar aqui um alerta a funcionários: 
Cuidado com a "rádio Corredor"! Não dê ouvidos a conversas em corredores. Não passe adiante informações que você receber sem ter uma confirmação oficial delas. Elas podem ter sido inventadas por alguém ou mal interpretadas pela pessoa que lhe informou. As fofocas e os boatos têm causado falências de muitas empresas e órgãos em todo o mundo. Além de correr o risco de perder a confiança que seus líderes e colegas talvez tenham em você,  você corre o risco de perder o emprego. Mesmo se não houver falência da empresa, você poderá ser demitido. Os líderes não poderão aplicar a demissão formalmente como punição, mas por terem perdido a confiança em você, poderão determinar sua demissão alegando necessidade de cortes nos gastos da empresa ou outras justificativas.

A desobediência a regras informais
não pode ser punida legalmente punida.

As regras formais são explícitas e todos os funcionários, sejam quais forem seus graus hierárquicos, têm que conhecê-las muito bem. São também chamadas de "regras impessoais" porque têm que ser obedecidas por todos. Qualquer desobediência a qualquer uma delas pode acarretar punição prevista em lei. 
As regras informais não são registradas por escrito. Isto quer dizer que não existem oficialmente. Portanto, sob o ponto de vista legal, o funcionário que as desobedecer não pode ser punido. Porém isto não garante que a punição não ocorrerá - o líder poderá alegar outros motivos, tal como ocorre no caso da "rádio Corredor". 
O exemplo mais comum de regra informal que existe no Brasil é aquele que todos nós, seja como funcionários ou como pessoas a serem atendidas por uma empresa, órgão publico, etc. , de vez em quando temos que enfrentar: as filas. A organização em filas é um hábito social não expresso por escrito. Por isto, a desobediência às suas regras - por exemplo, quando você está numa fila e alguém assume um lugar à sua frente sem sua permissão - costuma causar reclamações e transtornos, mas não há punições previstas para estes casos. 
Outro exemplo de regra informal extremamente prejudicial a qualquer empresa ou organização:
Um novo funcionário foi contratado recentemente. No ato da assinatura do contrato, seu chefe lhe diz: "Sua carga horária obrigatória começa às 08 hs e termina às 18, com intervalo para almoço de meio-dia às 14 hs." No entanto, esta determinação não está registrada por escrito, nem com relação a ele nem com relação aos demais funcionários. Em suas duas primeiras semanas de trabalho de segunda a sexta-feira ou sábado, ele tem cumprido o horário rigorosamente, mas percebeu que pelos menos alguns dos seus colegas sempre chegam 15 ou 20 minutos mais tarde. Sabe o que acontecerá já a partir da terceira semana?
Como acontece na maioria dos casos, o novo funcionário passará a chegar ao local de trabalho pelo menos meia hora mais tarde todos os dias. Isto acontece porque ele é influenciado pelo fato de que os outros chegam atrasados e ninguém é punido por isto; logo, ele também não será. Nem ele nem os demais poderão ser punidos, pois a punição não tem respaldo legal se a determinação não estiver registrada  por escrito e devidamente arquivada. O resultado certamente será desastroso: o departamento não funcionará como deveria e a empresa poderá até falir. 

A seguir: "O excesso de papéis"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!