quarta-feira, 14 de julho de 2010

Disfunções burocráticas


A
burocracia é necessária,
mas os excessos burocráticos
são perigosos.



Queiramos ou não, é impossível existir no mundo uma empresa que não seja burocrática. A realidade é que vivemos numa sociedade industrial, e isto obriga todas as empresas ou organizações a adotarem um mínimo de burocracia como forma de poder de controle para garantir a eficiência. Porém, é possível e necessário eliminar  disfunções burocráticas. 
Quando se fala em burocracia, a maioria das pessoas imagina imediatamente o excesso de papéis. Isto realmente é apontado pelos especialistas como um dos principais problemas. Porém, além da "papelada", os consultores empresariais apontam outras disfunções que realmente se destacam a ponto de colocar em risco o bom desempenho de qualquer empresa: o exagero quanto à aplicação de regulamentos como um dos principais, o conflito entre as regras formais e informais, a resistência às mudanças, a impessoalidade nos relacionamentos entre funcionários de posições hierárquicas diferentes e de mesmas funções, o atrito entre a empresa ou seus funcionários com clientes ou o público, a posição hierárquica como fator influente nas tomadas de decisões e a exibição exacerbada de sinais de autoridade.
A exibição de sinais de autoridade se caracteriza pela ênfase na hierarquia. Isto facilita a identificação de pessoas com mais poder, seja através do uso de uniformes, da ocupação de salas e outras formas de distinção dos funcionários na escala de poderes.

O excesso de apego a regras

O exagerado apego às regras pode causar prejuízos muito mais sérios do que os previsíveis. Pode até causar mortes. Exagero? Não, pois foi exatamente isto que aconteceu no aeroporto de Rio Branco, no Acre, em 1984.
Naquele ano, por causa das más condições da iluminação das pistas do aeroporto, permitia-se a aproximação de automóveis para iluminá-las com seus faróis. Claro, a iluminação continuava precária. Aquela era uma situação em que as regras e os regulamentos, que devem ser sempre meios de obter metas, eram interpretados como as próprias metas. O resultado desastroso veio numa noite, quando deveria pousar um avião no qual estavam o presidente e o diretor de engenharia da Eletronorte. A imposição das regras fez o avião bater na pista durante a tentativa de pouso e causou as mortes de todas pessoas que estavam nele. 

A seguir: as regras formais e informais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!