sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A linha de produtos



A linha de produtos de uma empresa é o grupo de produtos com uma relação entre si. Liquidificadores, batedeiras e fornos microondas, por exemplo, pertencem à linha de eletrodomésticos. Porém o conjunto pode ser determinado também pela função em comum entre os produtos. Além de serem eletrodomésticos, os liquidificadores, as batedeiras e o forno microondas têm a função de preparar alimentos. Portanto, ingressam também na linha de produtos de cozinha. 
Outros eletrodomésticos que fazem parte de outras linhas: aparelhos de som, televisores e aparelhos de DVD, que são eletroeletrônicos (pertencentes às linhas de eletrodomésticos e eletrônicos). As geladeiras, os "freezers" e os condicionadores de ar (*) são ao mesmo tempo integrantes das linhas de eletrodomésticos e de refrigeração. 

A amplitude, a profundidade e a expansão da linha de produtos

A linha de produtos também se caracteriza de três formas: por sua amplitude, sua profundidade e sua extensão. A amplitude da linha se dá pelo fato dela integrar produtos que podem ser incluídos em outras linhas, como os dos exemplos citados nos dois parágrafos anteriores. Mas podemos citar outros. A máquina de lavar roupas, por exemplo, pertence às linhas de eletrodomésticos e de limpeza. 
A profundidade da linha é observada pela quantidade de diferentes produtos que a integram. A extensão - profissionalmente conhecida como "extensão de composto de produtos" - inclui todos os itens da produção, especificando o que a empresa oferece ao mercado consumidor. 
Isto quer dizer que quanto mais extensa for a linha de produtos, mas adequado será o ajuste da empresa às necessidades dos consumidores. Desta forma, o sucesso da participação no mercado cresce porque a linha cada vez mais diversificada facilita a qualificação de cada produto, aproximando-o cada vez mais do que seria o ideal (aquele produto procurado pelos consumidores mais exigentes). 
A extensão também ajuda a diminuir dúvidas. Através dela, os benefícios que a empresa recebe graças aos produtos que alcançam bom desempenho compensam os problemas causados pelos que não obtiveram a performance ideal. Entretanto, os produtos mal sucedidos devem ser retirados da linha; caso contrário, poderá ocorrer uma redução na rentabilidade das versões bem sucedidas. 

(*) O nome do aparelho é "condicionador de ar". Jamais deve ser chamado de "ar condicionado" ou "ar refrigerado". "Ar condicionado ou refrigerado" é a condição em que o ar ambiente se torna enquanto o aparelho estiver funcionando.


No próximo artigo: "A marca é muito mais do que um símbolo ou um nome."

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