sábado, 20 de fevereiro de 2010

As cinco categorias de consumidores de novos produtos

Os profissionais de marketing dividem os consumidores que adotam um produto recém lançado em cinco grupos: os inovadores, os adotantes iniciais, a maioria inicial, a maioria tardia e os retardatários. Na categoria "inovadores" estão os con sumidores ou clientes situados em altos níveis sociais e profissionais, de educação, de informação e de situação financeira. A maioria é constituída por jovens.
Os adotantes iniciais têm os graus de liderança e de opinião mais elevados. Eles servem como modelos para muitos outros integrantes da sociedade.
Os consumidores que fazem parte da maioria inicial interagem constantemente com os demais membros de sua própria classe social, mas raramente demonstram liderança de opinião. Esta é uma das categorias mais numerosas, e seus membros costumam discutir o assunto por algum tempo antes de adotar qualquer inovação.  
Na maioria tardia estão os consumidores que só adotam o novo produto depois que um membro médio de sua categoria social o adotar. Esta também é uma categoria bem numerosa.
Entre os retardatários, predominam influências do passado e suspeitas quanto às inovações e aos motivos das mudanças. São consumidores com recursos limitados que precisam ter certeza de que a inovação não causará problemas. 
Em qualquer das cinco categorias, a adoção de uma inovação por um consumidor pode advir de uma necessidade individual ou por pressão de outros integrantes de sua mesma categoria. Muitos consumidores observam as novidades com cautela ou mesmo ceticismo. 


No próximo artigo, iniciando a etapa relativa à prestação de serviços: "O que são 'serviços'"? 

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