segunda-feira, 1 de março de 2010

Serviços adicionados a produtos e a bens

1 - Serviços adicionados a produtos:


Muitos consumidores sentem dificuldades quando tentam comprar um carro, um computador ou qualquer outro tipo de produto e se veem diante de uma grande variedade de marcas, modelos, configurações, etc. O problema, na verdade, não é essa variedade, é a falta de conhecimento mais profundo sobre o produto a ser comprado e da diversidade das aplicações. Por isto os fabricantes precisam oferecer aos cleintes, além dos produtos, antes, durante e depois da venda, serviços que viabilizem a melhoria na inclusão do produto no mercado e  reforcem o valor percebido do produto pelo cliente. 
O serviço adicionado ao produto deve vir com ele ou como seu complemento, ou poderá ser adquirido pelo cliente depois que este comprar o produto. Por exemplo, um televisor que traz como serviço um prazo de garantia válido por um ano a partir da data da compra. 
Outro exemplo: o vendedor explica ao cliente como se instala ou como se utiliza o produto adquirido a ser adquirido; detalhes do certificado de garantia assegurando a possibilidade de troca, concerto ou reparo, etc. 

2) Serviços adicionados a bens:

Os serviços adicionados a bens se dividem em oito categorias: o projeto, o aprimoramento do produto, serviços pré operacionais, a negociação, serviços operacionais, a entrega, as ações de marketing e os serviços financeiros. Fazem parte do projeto a assessoria pré venda, o projeto de aprimoramento e a assessoria sobre instalações. No aprimoramento do produto, constam ensaios não destrutivos, a certificação e a calibragem. Os serviços pré operacionais são a instalação, a inspeção, a pré entrega e a inicialização. Durante a negociação são realizados a resolução de reclamações e os ajustes em garantia. 
Os serviços operacionais são as informações on-line sobre estoques e a administração de estoques. A entrega inclui as informações on-line, o preenchimento de pedidos e a inspeção pós entrega. As ações de marketing incluem as pesquisas de marketing, as promoções conjuntas e o merchandising. São serviços financeiros os de crédito, aluguel e "factoring". No entanto, é preciso estar atento ao fato de que o "factoring" se inclui entre os serviços financeiros, mas não é uma atividade financeira.

A seguir: "O que é o 'factoring'?"

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