terça-feira, 6 de julho de 2010

A alternância do poder


Numa empresa,
o poder pode ser mantido por um mesmo setor
por um período longo ou curto,
mas sempre chega um momento em que é transferido.

O poder não é estático. Numa empresa, ele pode ser exercido por rum mesmo setor durante pouco ou muito tempo, mas é certo em que chegará o dia em que se moverá para outro. Isto acontece por causa das frequentes mudanças que ocorrem por determinação das forças de mercado e dos interesses pessoais e coletivos que estiverem em jogo. 
"Força de mercado" é o nome que se dá ao poder de influência que o mercado assume em diferentes momentos. Ela atua dentro de um conjunto de atividades comerciais nas quais compradores e vendedores interagem entre si mas nenhum deles influencia fortemente sobre a demanda por determinados serviços ou produtos. 

Competição perfeita

Existem, dentro das empresas, áreas que, voluntariamente ou não, acabam assumindo poderes de acordo com o movimento do mercado. Essas oscilações caracterizam a dinâmica do mercado de acordo com a situação econômica vivida na cidade, no Estado, no país ou no mundo no momento em que elas acontecem. É quando as bolsas de valores sobem muito ou despencam de um momento para outro. Entre as empresas, isto se chama "situação de concorrência perfeita" ou "competição perfeita". 
É assim conhecida porque se trata de uma situação em que o mercado é disputado com a participação de uma grande diversidade de compradores e vendedores sem que eles influenciem decisivamente sobre o preço praticado no negócio realizado. Neste caso o poder na empresa costuma ser dominado pelos departamentos de marketing e vendas.
Num monopólio (*), o poder pode passar a ser exercido pelo departamento de operações ou pelo de comunicação social. Quando ocorre um oligopólio (**), a situação é menos extrema do que no monopólio ou no duopólio (***) e há uma uma forte interdependência entre as empresas que participam do mercado. Há também o digopólio, situação em que cada empresa envolvida no mercado sabe que suas decisões sobre preços e quantidades de produtos ou serviços oferecidos influenciará diretamente sobre as decisões das outras empresas.
Um exemplo de oligopólio é o que ocorre no mercado de vinhos. Um pequeno grupo se responsabiliza pela produção, e isto permite que o poder seja transferido para as áreas de produção e finanças.
Ainda no caso do oligopólio, se houver uma greve, o poder poderá passara a ser exercido pelo departamento de recursos humanos. Como se trata de uma situação causada por uma greve, o setor de RH poderá permanecer com esse poder por tempo indeterminado. Se houver outras situações emergenciais - por exemplo, um acidente ecológico - o poder pode ser transferido para o setor de comunicação social. No caso de empresas públicas, é o que geralmente acontece quando há mudança de governo. 

(*) Situação em que uma empresa domina a oferta de um determinado tipo de produto ou serviço que não pode ser substituído. 
(**) Situação em que a oferta de um produto ou serviço se limita a um pequeno grupo empresarial.
(***) Quando o mercado se limita a apenas duas empresas competidoras.

A seguir: "A alternância do poder entre pessoas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!