segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Neste mundo, tudo muda constantemente. Por isto, você tem que mudar também!

Se estivéssemos em 1980 e uma empresa brasileira fabricante de sabonetes quisesse exportar seus produtos para a União Soviética, provavelmente um de seus diretores sugeriria a realização de uma pesquisa de mercado naquele país para saber que tipo de sabonete poderia ser comercializado lá. Outros diretores, porém, certamente teriam dúvidas sobre a aceitação de sabonetes brasileiros ou de qualquer outro país capitalista naquelas repúblicas socialistas. Mas estamos em 2010, e o mais provável seria que a pesquisa já tivesse sido realizada, que a empresa já tivesse dados suficientes sobre a preferência dos consumidores de lá, e talvez os produtos já estivessem sendo comercializados com grande sucesso. 
Tudo isto por uma razão óbvia: o mundo de hoje não é mais o mesmo de 1980. Daquele ano até hoje, ocorreram guerras entre entre várias nações, guerrilhas e atentados terroristas em quase todo o planeta, constantes altas e baixas e até quebras nas bolsas de valores. A União Soviética nem existe mais: em 1991, o bloco de repúblicas comunistas formado a partir de 1921 deixou de existir, surgindo em seu lugar uma nova federação - a Federação Russa, mantendo-se a capital do governo único em Moscou, na Rússia. O Muro de Berlim, construído em 1961 pela República Democrática Alemã dividindo o país em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental (tendo esta se tornado um país de regime comunista), foi destruído em 1989, e os dois países voltaram a ser a Alemanha. Além das organizações criminosas nacionais e internacionais que já existiam (a Máfia, a Yakuza, etc.), surgiram muitas outras. Por outro lado, fortaleceram-se as forças de combate a essas organizações, embora sem obter grandes resultados. Em Setembro de 2001, a Al Qaeda, liderada pelo árabe Osama Bin Laden realizou o maior atentado terrorista de todos os tempos derrubando com aviões as Torres Gêmeas do World Trade Center ("Centro Comercial do Mundo") em Nova Iorque e parte do Pentágono, em Washington, nos Estados Unidos. Além disto, houve recentemente a mais grave queda na Bolsa de Valores de Nova Iorque, superando aquela de 1929 e causando grandes prejuízos financeiros em todo o mundo. Há, ainda, o avanço da globalização, cada vez mais acelerado e que, ao que parece, nunca vai parar nem desacelerar. 
São fatos, alguns ótimos , outros péssimos, que vão delineando a história do mundo, levando-nos a novos horizontes e ao mesmo tempo a rumos incertos. A situação política mundial teve tantas transformações radicais nos últimos 20 anos que muitas ações antes tidas como insensatas passaram a ser possíveis e até mesmo necessárias. A Federação Russa abriu sua economia. Na Ásia, o Japão, a China e a Coréia do Sul se destacam na concorrência internacional. O setor de comunicação ganha avanços fantásticos dia após dia com as inovações que ocorrem na tecnologia de informação (TI), principalmente nas áreas de televisão, rádio, telefonia e computação. Os avanços da internet estão constantemente os conceitos de comunicação. Em se tratando de comercialização, mercado de trabalho e em relação a qualquer atividade profissional, o que se realizava há três anos hoje já é "antiquado", "arcaico", não atende mais às necessidades atuais dos consumidores em particular, da sociedade em geral e do mundo. Você se lembra que há 10 anos nos espantávamos quando alguém nos dizia que comprou um aparelho de TV com capacidade para sintonizar 100 canais? Pois é, hoje o aparelho de TV mais simples sintoniza muito mais canais, e você ainda pode adicionar os canais por assinatura, por antena parabólica, acionar a tecla SAP para assistir a um filme com som original se não quiser ouvir a dublagem, etc. 
Compras em lojas já estão começando a ser coisas do passado: pela internet, é possível fazer compras sem sair de casa. Dentro de pouco tempo, até as costumeiras compras em supermercados será feitas assim. Tudo isto por causa de uma única necessidade comum a todos nós: VELOCIDADE.  Ou melhor, AGILIZAÇÃO. Hoje em dia, queiramos ou não, tudo tem que ser feito com rapidez. Com o máximo de economia de tempo. É para isto que existem as novas técnicas e tecnologias e todos os dias surgem outras mais. Temos que aprender a aceitar e conviver com essa aceleração, essa constante necessidade de adaptação. 
O mundo não vai se adaptar a você, portanto é você quem tem que se adaptar a ele, especialmente no que se refere ao trabalho. As novas técnicas e tecnologias trazem as necessidades de uma constante renovação de conhecimentos para que você tenha condições de dominar novas funções e novas atividades trazidas por essas inovações, pois elas provocam mudanças profundas na economia pessoal, na economia doméstica, na economia nacional e na economia mundial. O profissional, o funcionário de uma empresa e o próprio empresário atualmente tem que "esquecer" o passado e administrar eficazmente o presente, porque o futuro não está apenas cada vez mais incerto, mas também cada vez mais próximo. O que imaginávamos que só aconteceria daqui há 30 anos já ocorre hoje. Talvez o que pensamos que ocorrerá no próximo ano já seja uma realidade no próximo mês. Assustador? Não para quem estiver preparado para esta linha de raciocínio. Acumule conhecimentos. Busque meios de aperfeiçoar sua eficiência. Não se contente em ser apenas bom no que faz, busque sempre ser o melhor que puder. Renove. Inove. Crie. Você pode. E se pode, deve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!