sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pessoas que Resistem a Mudanças - um perigo para a empresa e para todos os funcionários

As mudanças não acontecem porque alguém as deseja,
acontecem porque são inevitáveis e necessárias. 
Qualquer resistência a elas 
é sinal de perigo
para a empresa e para os funcionários. 

Ninguém sabe dizer com exatidão quando foi que o Universo começou a se expandir. No entanto, sabe-se que sua origem se deu há mais de um quintilhão de anos, e desde então tem passado por uma infindável série de mudanças. Mesmo o próprio planeta Terra passa por mudanças (climáticas, geográficas, ambientais, etc.) constantemente desde sua origem. Como tudo que existe no Universo funciona em sincronia, e como nós fazemos parte do Universo, essas mudanças exigem também constantes mudanças em nossas vidas. Elas não acontecem porque queremos, mas porque nossa sobrevivência depende delas. Por sua vez, as mudanças em nossas vidas também requerem mudanças constantes em nossas atividades, inclusive as profissionais. Não se deve levar em consideração o ditado que diz que "não se deve mexer em time que está ganhando". Durante o jogo, o time que está perdendo se renova para passar a ganhar. Portanto, se o time que está ganhando não se renovar, passará a perder. 
Também nas empresas e na vida profissional de cada pessoa, as mudanças são necessárias e inevitáveis. Para sobreviver, tanto a empresa como o profissional precisa saber prever quando a necessidade de mudanças virá, e quais mudanças serão necessárias. Todos precisam estar preparados para elas e se adaptar rapidamente, pois o mundo atual nos coloca diante de constantes desafios. Especialistas em comércio exterior afirmam que há uma tendencia muito forte para que, num futuro bem próximo, haja um fortalecimento de competitividade da Rússia e de outros países orientais que integram a Organização Mundial do Comércio. Devemos lembrar que nesses países o trabalho já é muito competitivo e o nível de ensino é bem elevado, enquanto o nível de ensino no Brasil está entre os mais baixos do mundo - o que nos coloca em extrema desvantagem em relação a eles. 
Numa situação assim, toa empresa empresa de qualquer porte e todo profissional de qualquer área terão que estar constantemente inovando, realizando mudanças, se quiser se manter num bom nível de competitividade e garantir sua conquista ou permanência no mercado de trabalho. Qualquer funcionário que resistir a mudanças certamente representa perigo para a empresa. 
Por esta razão, para realizar as mudanças, é preciso que empresa prepare os funcionários através de programas de treinamento que garantam três condições básicas:
  • Todos precisam se adaptar harmoniosamente às mudanças;
  • Os chefes de departamentos precisam abandonar suas preferências pessoais e sair de seus "territórios" geralmente chamados de "zonas de conforto";
  • A nova estratégia da empresa não corre risco de sofrer sabotagens da política interna. 
Muita gente acredita que a resistência a mudanças nas empresas está relacionada à tentativa de certas pessoas se manterem em suas "zonas de conforto". Esta é apenas uma das razões, mas ela está aliada a outras mais graves. Para os que tentam resistir, realizar mudanças significa mexer com o que já está estabelecido como rotina burocrática através da qual elas exercem seu poder. Essas pessoas consideram qualquer mudança uma ameaça à sua condição de poder e resistem a ela para impedir inovações e demonstrações de criatividade e de boas ideias de qualquer funcionário. Isto acontece porque nas burocracias há regras para os cargos, não para os ocupantes dos cargos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!