terça-feira, 9 de agosto de 2011

Campanha contra Galvão Bueno é um marketing que o favorece.

Uma campanha intensa 
pedindo a saída de Galvão Bueno da Globo
está tomando amplos espaços na internet. 
Entretanto, 
a campanha na verdade favorece muito 
o polêmico narrador esportivo.

Há alguns meses, o Jornal da Globo divulgou a lista de artistas que participarão do Rock in Rio 2011. Entre os nomes confirmados, foram citados os de Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. A maioria dos fãs do rock não gostou da notícia. Alegando que as duas cantoras nada tem a ver com o rock, eles disseminaram uma série de debates e de campanhas pela internet contra a participação delas no evento que ocorrerá no próximo mês. 
O resultado disto, no entanto, favoreceu a participação de Ivete e Cláudia. Muitos dos fãs de Ivete e Cláudia, que não viram a divulgação feita pelo noticiário da TV, souberam da inclusão delas no Rock in Rio deste ano através da campanha pretensamente contra elas. Resultado: a venda de ingressos para o Rock in Rio aumentou sensivelmente, e muitos foram adquiridos por muita gente que nem gosta de rock, mas pretende assistir  às apresentações delas. 
Na verdade o que ocorreu foi uma bem sucedida campanha de marketing: pessoas que não gostam das duas cantoras, ou que nada tem contra elas mas achavam que elas nada tem a ver com o rock, participaram intensamente dos debates, mostrando-se contra a participação delas. Porém, mesmo não percebendo isto, estavam informando, inclusive a muitos fãs das duas cantoras, que a inclusão delas no evento já estava confirmada. Ou seja: sem perceber, mesmo sendo contra, essas pessoas participaram gratuitamente de uma bem sucedida campanha de marketing que favoreceu a participação de Ivete e Cláudia no Rock in Rio 2011. 
Agora a história se repete com relação ao locutor esportivo Galvão Bueno. O Youtube está repleto de vídeos que apontam "gafes" do narrador. Nos sites de relacionamento como o Facebook e o Orkut, torcedores de futebol participam intensamente de uma campanha pedindo à Rede Globo de Televisão a aposentadoria imediata ou mesmo a demissão dele. Alguns sugerem sua substituição por narradores como Milton Leite, entre outros. Na verdade são pessoas que, mesmo sem perceber, estão participando de uma intensa campanha de marketing que favorece muito o próprio Galvão Bueno. É uma campanha baseada no velho ditado que diz "falem mal, mas falem de mim". Ou seja: fundamenta-se no princípio de que é melhor que muitos falem mal de nós do que sentirmos que estamos esquecidos por todos. 
A campanha pode ter sido inciada até por pessoas que são simpatizantes de Galvão. Certamente são profissionais de marketing, pois demonstram claramente que entendem muito desta área de atuação. Logo, pessoas que realmente são contra ele também fazem suas postagens para manifestar apoio aos que principiaram a campanha. Resultado: o movimento cresce; o nome de Galvão Bueno, bem ou mal, aparece cada vez mais na mídia, em vários sites, é discutido nos bares, nas ruas, etc. Ou seja, ele está mais em evidência do que nunca, e isto o favorece muito. Galvão Bueno só terá motivos para agradecer, inclusive aos que nem gostam dele, pois todos estão prestando gratuitamente grandes serviços que o favorecem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!