segunda-feira, 29 de agosto de 2011

É preciso ética para usar redes sociais

Você pensa que,
para usar uma rede social, 
você pode criar o seu perfil
e fazer nele o que você quiser,
sem se importar 
como outras pessoas reagirão?
Se sua resposta é "sim",
você precisa aprender 
regras básicas muito importantes 
para usar redes sociais
(Orkut, Facebook, etc.). 

Um dia, usando o Facebook, vi que uma pessoa havia criado seu perfil naquele site de relacionamentos. Eu a convidei para ser incluída na minha lista de amigos, ela aceitou o convite, e eu então coloquei uma mensagem de de boas vindas no mural dela. Logo em seguida, vi que a mesma mensagem desapareceu. Reescrevi e publiquei novamente no mural dela, e em seguida a mensagem desapareceu novamente.
Enviei-lhe então uma mensagem particular dizendo que isto estava ocorrendo e eu não sabia o motivo. Ela me explicou, então, que recebia a mensagem, "curtia-a" para que a pessoa que a enviou soubesse que ela a leu, e depois a "deletava". "Curtir", no Facebook, significa "gostar", "aprovar", "apoiar". etc. Mas eliminar a mensagem após lê-la é um ato antiético, uma indelicadeza. O usuário que age desta forma demonstra não conhecer o significado do verbo "visitar" na internet.

Leia todas as instruções antes de criar seu perfil

Muitas pessoas interessadas em criar perfis no Facebook, no Orkut, no Twitter, etc., simplesmente começam a montá-los clicando no que tiver que ser clicado pala completá-los, mas poucas abrem o "link" geralmente chamado "saiba mais", que é exatamente o mais importante. Aquele link está ali exatamente porque, antes de começar a usar a rede, você precisa saber mais. E tem que ler atenciosamente tudo sobre fórum de participantes, todas as regras para uso do site, todas as configurações, todas as informações sobre os "chats" ou "bate papos", envio e recepção de mensagens. 
Enfim, tem que ler tudo, e se houver dúvida sobre qualquer coisa, leia de novo até a dúvida ser sanada. Se a dúvida persistir, pergunte. Você tem a opção de incluir sua pergunta no "fórum de debates", mas como os participantes do fórum são usuários como você (podem saber ajudar a resolver o problema ou não), o ideal mesmo é dirigir sua pergunta à equipe responsável pela manutenção do site, geralmente através de um link chamado "fale conosco" ou "ajuda". 

O significado do verbo "visitar"

Quando você vai à casa de um amigo porque quer vê-lo, conversar pessoalmente com  ele, etc., você diz que vai visitá-lo. Na internet, o verbo "visitar" tem o esmo sentido, embora virtualmente. Seu blogue, seu site pessoal ou seu perfil na rede social são seus espaços na internet, porém abertos a visitas. Se você não quer receber visitantes, não há razão para você ocupar um espaço na internet. É por isto que os internautas usam o verbo "visitar". Quando alguém lê seu blogue e expõem um comentário, esse alguém está demonstrando que o visitou e leu. 
Seu perfil, seu blogue ou seu site são como se fossem sua "casa" na internet. Por isto, quando alguém deseja que conheçamos seu perfil, faz-nos um convite pedindo-nos para "visitá-lo". Quando alguém expõe algo no mural do seu perfil - uma mensagem de boas vindas, um bom dia ou boa tarde, uma música , um vídeo - ou compartilha algo com você, esta pessoa está tentando ser gentil e lhe dizendo que ela visitou sua "casa" enquanto você não estava e deixou algo para você. Portanto, quando você vê uma mensagem - por exemplo, "Bom dia!" - em seu mural e em seguida, mesmo depois de curti-la e até respondê-la, vc a exclui, tal atitude é a mesma que, se um amigo seu fosse visitá-lo na sua residência, ele lhe dissesse "bom dia" quando você lhe abrisse a porta, e você, mesmo respondendo "bom dia" com um sorriso, fechasse a porta e o deixasse do lado de fora. Ou seja: é como se você dissesse, "não quero você no meu espaço". 

"Rede Social" e "Rede Profissional"

A pessoa à qual me referi, no caso do Facebook, me disse que utiliza seu perfil apenas para publicar coisas somente dela, nada relacionado aos amigos com os quais ela se comunica apenas pelos "chats" e pela página de "mensagens". Ela não percebeu que o perfil dela tem uma finalidade social, e que isto significa que ele existe para compartilhar coisas com os amigos e dos amigos. Ela pode - e até deve - selecionar adequadamente as pessoas com quem quer se relacionar, e pode aceitar ou rejeitar pedidos de adição. Se rejeitar, deve explicar educadamente seus motivos ao solicitante (exemplo: "Desculpe, mas eu só me relaciono com pessoas que eu realmente conheço. Mesmo assim, agradeço pela gentileza de me enviar sua solicitação. Obrigado, e tenha um bom dia."). 
Caso você pretenda usar a rede profissionalmente, você até pode fazer postagens relacionadas à sua profissão no seu perfil social, mas o Facebook, por exemplo, tem um link "criar página", através do qual você cria sua página pessoal profissional, que pode ser "curtida" pelos seus amigos. Da mesma forma que a página social - ou "perfil" - ela também tem várias opções de configuração para você. 
Se você quer usar o site de relacionamentos apenas profissionalmente, o Facebook não é o mais indicado, pois sua função é também profissional, mas principalmente social. Neste caso você deve procurar redes que existem exclsuivamente para isto, como o Linked In (  http://www.linkedin.com/ ).

Outros detalhes

Nas redes sociais e nos grupos em que você participar, devem ser evitadas piadas de bêbados, pois isto constrange pessoas com problemas de alcoolismo na família. Deve ser evitadas piadas pornografia, palavrões, de português, comentários discriminando pessoas por nacionalidade (exemplo: "pessoas do país 'Tal' são gananciosas", "pessoas daquele outro país são prepotentes", etc.), pois isto não é emitir opinião, é demonstração de preconceito.
Evite publicar muitas fotografias com você ou com outras pessoas com copos nas mãos, mesmo em festas familiares. Isto passa a impressão de que você é alcoólatra, mesmo que o que estiver bebendo na foto não seja bebida alcoólica. Se publicar fotos  de festas e outros eventos, verifique com cuidado se não há outras pessoas que aparecem nelas mas que podem não gostar de ter sua imagem veiculada pela internet - isto é um direito delas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!