quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Funcionários São Tão Importantes Quanto Consumidores.

"Gerenciamento de Marcas:
Marketing → Vendas → Crescimento"
A mensagem na ilustração
resume bem 
os objetivos 
do endobranding.




Você certamente tem ouvido falar muito em "endobranding", e que é um sistema que tem ajudado muito a promover marcas. Para entender como ele funciona, lembre-se que "brand" é "marca" em inglês. "Branding" ou "Brand Management" é "Gerenciamento - ou Gestão - de Marcas". "Endobranding" é, em síntese, o gerenciamento interno de marcas.
Para explicar o significado de "brand" em detalhes mais precisos, é preciso dizer que é uma associação de imagens e ideias que representam um produtor econômico - ou seja: a empresa. São símbolos como logomarcas, logotipos, nomes dos produtos, nome da empresa, slogans ("frases de efeito"), etc., que identificam a empresa, suas atividades, os produtos e/ou os serviços. Em resumo, o branding é a administração da marca da empresa.
Os fundamentos do endobranding surgem do fato de que a gestão de uma marca está extremamente relacionada à criação e à preservação do consumidor no produto ou serviço prestado e na empresa que o produz ou fornece. Depois que a marca se torna bem conhecida, cada aspecto dela reforça todo o resto. Por isto, criar uma marca não é tão fácil quanto talvez lhe pareça(*). 
O endobranding parte do princípio de que é preciso considerar que os funcionários da empresa também são consumidores e, mesmo como funcionários, são tão importantes quanto o público externo e é assim que devem ser sempre interpretados. 
Todas as ações criadas até agora para promover produtos, serviços e marcas sempre tem como objetivo principal despertar a atenção do público consumidor e fazer com que esse público não esqueça a mensagem contida numa propaganda comercial, num evento de demonstração do produto, etc. Um exemplo bem simples de se entender isto é o fato de você ver através da televisão uma mesma propaganda comercial ser repetida dezenas de vezes por vários dias. Entretanto nenhuma dessas campanhas traz resultados positivos para a empresa que não considera que preocupar-se apenas com os consumidores externos, sem lembrar que os próprios funcionários são tão importantes quanto eles, é um erro grave. Afinal, são os funcionários que compõem o dia-a-dia da empresa. 
Por isto, investir muito em comunicação externa para conquistar clientes sem ter o mesmo cuidado em relação aos próprios funcionários é perder tempo e dinheiro. Atualmente, com o avanço da globalização e das tecnologias de informação, os potenciais consumidores são pessoas com mais facilidade de acesso às informações e consequentemente mais exigentes. Não querem mais um produto que seja bom, querem e precisam de produtos que sejam os melhores, mas também com melhores condições de pagamento por eles. Exatamente por isto, não adianta a empresa ampliar espaços para a comunicação externa sem ampliar espaços igualmente para o diálogo interno.
Por isto, amigo empreendedor, permita que todos os os seus funcionários, seja qual for o porte da sua empresa, conheça bem a organização. O endobranding é essencialmente isto: um sistema para fazer com que a empresa consiga criar meios que viabilizem as vendas e ao mesmo tempo humanizem as mensagens a serem difundidas de modo que revelem a credibilidade da empresa em seus próprios colaboradores (fornecedores de matéria prima, consumidores, revendedores, funcionários, etc.). Uma boa fixação não acontece por acaso.
É importante lembrar que "endobranding" não é o mesmo que "
endomarketing". O endomarketing é um sistema através do qual a empresa busca promover sua própria marca perante seus funcionários e os familiares destes. O endobranding inclui atividades e programas internos que mantém os funcionários cada vez melhor informados sobre a própria empresa, fazendo com que eles se sintam valorizados e motivados.

(*)
Sobre isto, leia aqui.

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