sexta-feira, 26 de junho de 2015

Publicidade Antiética na Internet - anúncios que aparecem sobre a página que alguém quer ler.

Esta é
uma das coisas
que mais aborrecem
os usuários da internet.

Você acessa uma página qualquer da internet em busca de uma informação que lhe interesse. De repente a página escurece e surge por cima dela um anúncio que você não esperava. Outro tipo de anúncio muito comum é aquele que está num canto da página, mas tem uma frase tal como "passe o mouse para ver" ou algo assim. Você não está interessado em anúncios, e por isto não prestou atenção nele, mas passa o cursor sobre ele acidentalmente, e ele toma o espaço do que você está querendo ver na página. Isto se parece com aquela brincadeira, de muito mal gosto, que algumas pessoas costumam fazer quando veem um amigo lendo um livro, uma revista ou o que quer que seja: aproximam-se dele e, com as mãos, tapam-lhe os olhos ou colocam algo entre os olhos e o que ele está lendo. Mesmo sendo uma brincadeira, muitas pessoas que são "vítimas" disto a detestam, embora nem sempre digam isto a quem a faz. 
A mesma coisa acontece quanto a esses tipos de anúncios. Para muita gente, é muito desagradável estar tentando ler ou ver uma coisa na internet e aparece sobre a página algo inesperado como esses anúncios. Em vez de cumprir sua função de conquistar clientes ou consumidores, eles fazem muita gente ficar com raiva dos anunciantes. E com razão: as pessoas gostam de ser respeitadas, e esse tipo de anúncio é demonstração de falta de respeito a elas. 
Todos sabemos que cresce a cada dia o número de pessoas que acessam a internet diariamente no mundo, e que por isto  a rede internacional é um meio cada vez mais promissor para a publicidade. Entretanto, cada pessoa reage aos anúncios de maneira diferente. Por esta razão é preciso planejar cuidadosamente como a divulgação deve ser feita. Os exemplos que citei acima estão entre os que trazem mais prejuízos do que benefícios aos anunciantes. A propaganda sobre a página que está sendo lida é considerada por muita gente um grande incômodo. Onde essas pessoas virem sua marca, seja num outdoor, num comercial na televisão, etc., elas lembrarão: "é aquele pessoal chato que coloca propaganda na frente do que a gente está querendo ler na internet." Isto repercute muito mal. Ao invés de se relacionar com a marca, o consumidor relaciona a marca com o que ele considera um mal comportamento, e espalhará isto através de comentários pessoalmente com amigos e através das redes sociais.
A melhor forma de anunciar através da internet ainda é através de sites, blogs ou inscrevendo-se para que os anúncios sejam publicados em sites, blogs e outros espaços específicos para isto. Também existem para isto as redes sociais para essas finalidades, como o LinkedIn. Quando o anunciante usa esses meios, as pessoas interessadas em adquirir seus produtos ou serviços encontram indicações para ele nas páginas de pesquisa como as do Google, do Ask, do Yahoo, etc., e acessarão a página onde o anúncio estiver. Se você está interessado em pôr anúncios na internet, pode até dizer que muitos outros anunciantes concorrentes já fazem isto, mas é melhor enfrentar a concorrência do que fazer pessoas que poderiam ser clientes potenciais ficarem com raiva de você por causa de uma coisa que pode ser evitada.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este site!